REALEZA

Palácio de Buckingham divulga nota informando que o Rei Charles III foi diagnosticado com câncer

O comunicado não revela o tipo de câncer que ele enfrenta, mas fontes próximas da família real afirmam que não é na próstata


O Palácio de Buckingham anunciou nesta segunda-feira (05/02), que o rei Charles III, de 75 anos, foi diagnosticado com um tipo de câncer. A descoberta aconteceu durante o procedimento de uma cirurgia realizada pelo monarca recentemente para correção de aumento benigno da próstata que levou a mais exames e ao diagnóstico de uma forma de câncer, explica a nota do palácio.

Foto: Divulgação

O comunicado não revela o tipo de câncer que ele enfrenta, mas fontes próximas da família real afirmam que não é na próstata. Charles iniciou nesta segunda os tratamentos, sendo aconselhado pelos médicos a adiar compromissos públicos. Ainda assim, ele continuará trabalhando e cuidando de documentos normalmente, de acordo com o anúncio.

Continua depois da Publicidade

Raramente a família real britânica divulga as condições médicas de seus membros, pois entende que eles têm direito a certo nível de privacidade médica, mesmo sendo funcionários públicos. Entretanto, o rei “optou por compartilhar o diagnóstico para evitar especulações e na esperança de que possa ajudar a compreensão pública de todas as pessoas afetadas pelo câncer em todo o mundo”, ressalta a nota.

Após a revelação do diagnóstico, o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, desejou rápida recuperação ao rei pelas redes sociais, destacando que não tem dúvida que ele “retornará logo com força máxima” e que “todo o país deseja que fique bem”.

Foto: Divulgação

William e Harry

Continua depois da Publicidade

O príncipe William, próximo na linha de sucessão ao trono britânico, retornará às funções públicas no final desta semana, anunciou o Palácio de Kensington em um comunicado à imprensa nesta segunda-feira. Ele estava afastado para apoiar a esposa, Kate Middleton, que está se recuperando de uma cirurgia abdominal.

Após a revelação do diagnóstico de Charles, a agência britânica de notícias PA Media informou que o príncipe Harry viajará ao Reino Unido nos próximos dias para visitar o pai. Ainda segundo a agência, Harry, que mora atualmente nos Estados Unidos, já entrou em contato com o rei.

Continua depois da Publicidade