PESQUISA & EXPLORAÇÃO

Robô subaquático registra milhares de tubarões dormindo no fundo do mar

De acordo com os cientistas, apenas fêmeas foram encontradas adormecidas no fundo do mar


Cientistas do Instituto de Estudos Marinhos e Antárticos (IMAS), da Universidade da Tasmânia, na Austrália, foram responsáveis por captar imagens que podem ser assustadoras para alguns e fascinantes para outras.

Foto: Divulgação

Na ocasião, a expedição marítima gravou milhares de tubarões daespécie Port Jackson, dormindo no fundo do mar do Parque Marinho de Beagle, no centro do Estreito de Bass. Os animais são encontrados apenas na costa da Austrália e da Nova Zelândia. De hábitos noturnos, estes animais se alimentam principalmente de lulas, polvos e ouriços do mar.⁠

Continua depois da Publicidade

⁠As imagens foram feitas graças a um robô submarino do Centro Marinho e Costeiro do Programa Nacional de Ciências Ambientais da Austrália (NESP-IMAS). No momento da gravação, os tubarões dormiam no leito do oceano no Estreito de Boss, uma passagem oceânica que divide a Austrália da ilha da Tasmânia.⁠

De acordo com os cientistas, apenas fêmeas foram encontradas adormecidas no fundo do mar. Os especialistas explicam que os machos normalmente vivem isolados, exceto durante o acasalamento.

No entanto, a equipe não sabe dizer o que está acontecendo. Talvez as fêmeas estejam concentradas no local em função da disponibilidade de comida, mas não há evidências que comprovem esta teoria.

Continua depois da Publicidade