NOVIDADE

Novo semáforo com 4ª luz é liberado

Um novo sinal de trânsito exibindo uma quarta luz de cor totalmente chega às ruas


Os semáforos tradicionais, com suas três cores bem conhecidas, verde, amarelo e vermelho, que têm orientado motoristas ao redor do mundo por décadas, estão com os dias contados porque muito em breve os motoristas poderão presenciar nas ruas um novo semáforo possuindo uma quarta cor, a cor branca.

Continua depois da Publicidade

A proposta dessa nova cor como um adicional às cores tradicionais, tem um propósito único: instruir os motoristas a “seguirem o veículo à frente” para minimizar atrasos no trânsito. De acordo com especialistas, A implementação da quarta cor nos semáforos traz múltiplas vantagens:

  • Redução de Engarrafamentos: Testes indicam que o sistema de quatro cores melhora significativamente o fluxo de tráfego, reduzindo congestionamentos.
  • Economia de Combustível e Benefícios Ambientais: A otimização do fluxo de tráfego resulta em menor consumo de combustível por veículo, contribuindo para a redução das emissões de gases poluentes.
  • Segurança Aumentada: A comunicação entre veículos autônomos e semáforos promete diminuir a probabilidade de acidentes, melhorando a segurança nas estradas.

A iniciativa, proposta por cientistas da Universidade Estadual da Carolina do Norte, já foi liberado para testes em algumas regiões mas já representa um passo ousado em direção a um futuro onde a tecnologia veicular e as normas de trânsito trabalham juntas para criar vias mais seguras, eficientes e sustentáveis.