TECNOLOGIA & INOVAÇÃO

Google pode começar a cobrar por busca com IA

Essa estratégia representa a maior transformação no modelo de negócios de busca da empresa até hoje


O Google, conhecido por sua filosofia de oferecer serviços gratuitos financiados por publicidade, está considerando uma mudança radical em sua plataforma de buscas., pois a empresa estuda a possibilidade de  cobrar por recursos de pesquisa com inteligência artificial (IA) generativa como parte de suas assinaturas premium.

wz

Continua depois da Publicidade

Essa estratégia representa a maior transformação no modelo de negócios de busca da empresa até hoje, sinalizando uma adaptação à tecnologia que ameaça seu modelo baseado em publicidade, especialmente após o lançamento do ChatGPT, capaz de fornecer respostas rápidas e completas.

De acordo com o Google, a tecnologia de IA generativa demanda uma quantidade muito maior de recursos computacionais. Atualmente, o acesso a esses recursos avançados de busca por IA está limitado a um grupo seleto de usuários, incluindo alguns assinantes do Google One, que oferece benefícios como armazenamento extra na nuvem por uma taxa mensal.

O Google relatou $175 bilhões em receita de sua busca e anúncios relacionados no último ano, representando mais da metade de suas vendas totais. Ainda não está claro como o Google integrará a busca alimentada por IA em seus serviços pagos, que oferecem diferentes faixas de preços, nem quando essa oferta estará pronta para ser lançada.

Continua depois da Publicidade