TECNOLOGIA & INOVAÇÃO

Desenhos do Studio Ghibli fazem ChatGPT bater recorde de usuários

Os memes no estilo mangá têm tomado as redes sociais recriado imagens reais e selfies até de cenas famosas


O ChatGPT conseguiu atrair 1 milhão de novos usuários em apenas uma hora, em meio ao movimento viral de criação de imagens com inteligência artificial no estilo do Studio Ghibli. A informação foi compartilhada pelo presidente e fundador da OpenAI, Sam Altman, em uma publicação nas redes sociais, nesta segunda-feira (31/03).

Foto: divulgação

O conteúdo inspirado nas animações do estúdio japonês virou febre depois de a empresa de IA liberar uma atualização do ChatGPT que melhorou os recursos de criação de imagens, na semana passada. A funcionalidade chegou a sobrecarregar os servidores da OpenAI e inundou a internet com conteúdo que reproduz o estilo do cineasta Hayao Miyazaki.

Continua depois da Publicidade

Os memes que têm tomado as redes sociais recriam de imagens reais e selfies até cenas famosas. A estética é uma reprodução das criações do Studio Ghibli, conhecido por animações como “Meu vizinho Totoro” e “A viagem de Chihiro”. O estúdio se consagrou a partir do trabalho de Miyazaki, um dos principais nomes do cinema japonês, conhecido pela produção quase artesanal de seus filmes.

lA conta oficial da Casa Branca chegou a usar o novo recurso do ChatGPT para gerar imagens do tipo ‘Ghibli’, assim como a página oficial do governo indiano. Autoridades brasileiras também entraram na onda, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Celebridades, influenciadores e até marcas criaram versões com a IA.

O recurso da OpenAI foi lançado na terça-feira passada e aperfeiçoou as possibilidades de criação de imagem dentro do ChatGPT, com recursos melhores para edição e possibilidade de inclusão de textos, o que antes era um desafio para o sistema. O modelo por trás é o GPT‑4o.

Continua depois da Publicidade

Foto: Divulgação

Preocupações com proteção de dados

Além das questões de direitos autorais, especialistas alertam para os riscos relacionados à proteção de dados pessoais. As imagens enviadas para o ChatGPT para estilização podem ser armazenadas pela plataforma, levantando preocupações sobre como essas informações serão utilizadas no futuro.

Continua depois da Publicidade