AVANÇO & TECNOLOGIA

China atinge recorde de velocidade com trem Maglev em tubo de vácuo

A ideia é ampliar os sistemas de tubos de vácuo do século XIX para acomodar trens Maglev inteiros


A Corporação de Ciência e Indústria Aeroespacial da China (CASIC), maior fabricante de mísseis do país, anuncia um novo marco na velocidade de trens Maglev em tubo de vácuo. Durante testes em um tubo de baixo vácuo de apenas 2 km, a CASIC afirma ter alcançado a incrível marca de mais de 623 km/h.

Foto: Divulgação

Os trens hyperloop têm sido motivo de piadas em certas partes do mundo tecnológico, muitas vezes vistos como projetos ultrafuturistas que fazem promessas grandiosas de velocidade e eficiência, ignorando desafios práticos que colocam em dúvida sua viabilidade.

Continua depois da Publicidade

A ideia é simples: ampliar os sistemas de tubos de vácuo do século XIX para acomodar trens Maglev inteiros, remover todo o ar e impulsionar esses trens a milhares de quilômetros por hora, aproveitando níveis incríveis de eficiência.

No entanto, críticos apontam para os altos custos já associados à construção e implementação de trens Maglev de alta velocidade, sem a necessidade de centenas ou milhares de quilômetros de tubos hermeticamente fechados, constantemente operados por bombas de vácuo. Além disso, há preocupações sobre os riscos potenciais em caso de qualquer problema em altas velocidades.

Apesar dessas preocupações, a CASIC parece determinada a avançar com o projeto. A empresa construiu uma seção de teste de 2 km de tubo de baixo vácuo em Yanggao, na província de Shanxi, marcando o maior comprimento já alcançado para esse tipo de instalação.

Continua depois da Publicidade