SAÚDE & BEM ESTAR

Vacina contra câncer será testada em países europeus

O objetivo é que a vacina prepare o sistema imunológico de cada paciente com câncer para procurar e destruir qualquer vestígio remanescente da doença


Milhares de pacientes de mais de 30 hospitais do Reino Unido vão poder ter acesso a uma série de ensaios clínicos para um novo tipo de tratamento que utiliza vacinas personalizadas para combater o câncer. Estas vacinas vão utilizar a tecnologia de RNA mensageiro (mRNA), a mesma usada em algumas vacinas contra covid-19 e o período de teste vai até 2027.

Foto: Divulgação

As vacinas, fabricadas pela empresa farmacêutica alemã BioNTech, serão desenvolvidas para preparar o sistema imunológico para reconhecer e destruir as células cancerígenas restantes e reduzir o risco de a doença voltar. Os ensaios clínicos também vão recrutar pacientes da Alemanha, Bélgica, Espanha e Suécia, que vão receber até 15 doses da vacina personalizada.

Continua depois da Publicidade

O objetivo é que a vacina prepare o sistema imunológico de cada paciente com câncer para procurar e destruir qualquer vestígio remanescente da doença, aumentando assim as chances de que o paciente esteja livre da enfermidade nos próximos anos.

Como funciona?

Assim como acontece com as vacinas convencionais, elas preparam o sistema imunológico para procurar um inimigo, neste caso o câncer do paciente. Uma amostra do tumor é enviada aos laboratórios da BioNTech na Alemanha, onde são identificadas as mutações específicas de cada câncer.

Continua depois da Publicidade

Com base nestas informações, é criada uma vacina utilizando mRNA, que produzirem proteínas mutantes exclusivas de suas células cancerígenas. A vacina funciona como um cartaz de “procura-se”, desmascarando as células cancerígenas que muitas vezes se escondem no corpo para reaparecer mais tarde.