SAÚDE & BEM ESTAR

Ultrassom é indicado para detectar câncer de mama em mulheres jovens

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), a projeção é de 73,6 mil novos casos de câncer de mama para 2024


A avaliação das mamas jovens por exame de ultrassom é fundamental para a detecção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o que mais mata no Brasil. O exame é indicado para mulheres entre 20 e 40 anos de idade.

Foto: Divulgação

Especialistas em diagnósticos por imagem explicam que o exame de ultrassonografia é indicado a pacientes jovens com alta densidade mamária, o que diminui a sensibilidade na mamografia. De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), a projeção é de 73,6 mil novos casos de câncer de mama para 2024.

Continua depois da Publicidade

Existem casos em que a mamografia não detecta o nódulo devido a densidade mamária, sendo classificada como BI-RDAS 1, que é o exame normal. Já na avaliação por ultrassonografia, apresenta um nódulo com características de BI-RADS 5, de alta suspeição, elevando a 95% a probabilidade de detectar o câncer de mama.

Sintomas

Nódulo nas mamas, nódulo nas axilas, aumento assimétrico das mamas, mamilos desviados ou repuxados, abaulamento da pele e ou retração da pele das mamas, descarga papilar transparente ou serossanguínea são os primeiros sinais do câncer de mama.

Continua depois da Publicidade