SAÚDE & BEM ESTAR

SUS em São Paulo disponibiliza medicamentos à base de canabidiol, um derivado da maconha

Para ter acesso ao medicamento, o paciente além deve preencher um formulário médico e também apresentar exames


A partir dessa semana, o Sistema Único de Saúde (SUS) do estado de São Paulo, começará a disponibilizar medicamentos à base de canabidiol, uma substância derivada da planta da maconha, que são grandes aliados no combate a dor, ansiedade, doença de Parkinson e epilepsia.

Foto: Divulgação

A produção e o fornecimento desses medicamentos para a rede pública em São Paulo é do laboratótio Ease Labs, de Belo Horizonte. Apesar da Anvisa ter liberado a comercialização dos canabinoides medicinais, como o CBD, o canibidiol, e o THC para diversos problemas de saúde, o SUS, em São Paulo, está liberando apenas o canabidiol a base de CBD para pacientes que tratam três tipos de doenças:

Continua depois da Publicidade
  • Síndrome de Dravet: Uma forma de epilepsia grave, em que o paciente sofre com o atraso do desenvolvimento neurológico a partir do início das convulsões.
  • Complexo da Esclerose Tuberosa:  Distúrbio em que tumores afetam os órgãos, incluindo sistema nervoso central.
  • Síndrome de Lennox-Gastaut: Uma forma rara de epilepsia que ocorre em crianças de 1 a 7 anos e está associada a deficiência intelectual.

A distribuição gratuita será feita em 40 Farmácias de Medicamentos Especializados (FME) do estado de São Paulo, mas antes é preciso preencher os formulários que estão no site saude.sp.gov.br. Ao entrar, o paciente deve procurar por “Produto de Canabidiol Para Fins Medicinais”. Além do formulário médico, exames também precisam ser apresentados.

Uso em outros estados

 Em Sergipe, os medicamentos também estão liberados para o tratamento de algumas doenças no SUS. Outros estados estão discutindo se farão o mesmo.

Continua depois da Publicidade