SAÚDE & BEM ESTAR

Estudos apontam que alimentação natural é essencial para vencer a obesidade

Incentivar uma alimentação mais natural na população, sem deixar de lado os medicamentos para pessoas que já enfrentam a obesidade é o que indicam os especialistas


No Brasil, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde 2019, 26,8% da população convive com a obesidade, mais do que o dobro de 2003, quando a taxa era de 12,2%. Entre 2019 e 2021, houve ainda um aumento do sobrepeso e da obesidade entre crianças e adolescentes no País, como mostrou um estudo conduzido em 2023 pelo Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância – Fiocruz/Unifase).

Foto: Divulgação

Incentivar uma alimentação mais natural na população, sem deixar de lado os medicamentos para pessoas que já enfrentam a obesidade. A World Obesity Federation (WOF), organização sem fins lucrativos que busca impulsionar esforços globais para reduzir, prevenir e tratar a obesidade, projeta que mais da metade da população adulta mundial viverá com sobrepeso e obesidade até 2035, se não forem implementadas medidas efetivas conta a doença.

Continua depois da Publicidade

Um outro estudo, realizado pela consultoria alemã Stradoo GmbH e apresentado no Congresso Europeu de Obesidade deste ano, apontou que a obesidade grave em crianças pode reduzir a expectativa de vida para 39 anos. Para reverter esse problema requer mudar os hábitos alimentares da população, principalmente para evitar que as pessoas entrem em quadro de sobrepeso ou obesidade.

Esse é o caminho defendido pelos médicos e especialistas em alimentação que participaram do painel sobre sobrepeso e obesidade no Summit Saúde e Bem-Estar. No evento os especialistas ressaltaram a necessidade de prescrição e acompanhamento médico, e lembrou que o tratamento deve caminhar de mãos dadas com mudanças de hábitos alimentares e de atividade física.