SAÚDE & BEM ESTAR

Estudo comprova a eficácia do anticoncepcional masculino sem hormônio

A pesquisa foi realizada em camundongos e mostra que o método contraceptivo pode levar à infertilidade reversível


Uma nova pesquisa publicada no dia 23 deste mês na revista científica Science mostrou que pílula não hormonal pode ser uma opção promissora e reversível para a contracepção masculina. O estudo foi feito com modelos animais (ratos) e utilizou uma abordagem não hormonal baseada em uma molécula que pode inibir a STK33 (serina/treonina quinase 33), uma proteína que atua na fertilidade de homens e de camundongos.

Foto: divulgação

Para realizar o estudo, os pesquisadores usaram uma tecnologia chamada DEC-Tec (Tecnologia Química Codificada por DNA), que foi útil para examinar uma coleção multibilionária de compostos para descobrir inibidores potentes da proteína STK33.

Continua depois da Publicidade

Com isso, foi possível identificar quais substâncias poderiam inibir a proteína, levando à infertilidade nos camundongos. Em seguida, os pesquisadores geraram versões modificadas para tornar esses compostos mais estáveis, potentes e seletivos.

Um dos pontos positivos dos achados, segundo os autores, é o fato de o efeito do inibidor de STK33 ter sido reversível. Ou seja, a infertilidade não é definitiva. O próximo passo do estudo é avaliar mais profundamente como inibidor da proteína STK33 e outros compostos com ações similares em primatas, para determinar sua eficácia como contraceptivo masculino reversível.