ALERTA

Emergência zoossanitária é declarada no RS pelo Ministério da Agricultura

A doença Newcastle é altamente contagiosa e afeta aves domésticas e silvestres, provocando sintomas respiratórios, nervosos, diarreia e edema na cabeça


Um foco positivo da doença de Newcastle, cujo último registro da doença no Brasil foi em 2006, foi confirmado nesta última quarta-feira (17/07) em Anta Gorda (RS). A anúncio do registro do retorno da doença foi feito pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo.

Foto: Divulgação

Entre as ações imediatas do “Plano de Contingência de Influenza Aviária e Newcastle” estão: abate de aves infectadas, desinfecção do local, implementação de medidas de biossegurança e vigilância em um raio de 10 km.

Continua depois da Publicidade

De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, a população não tem motivos para se preocupar, a pasta afirma que o consumo de carne de frango e ovos, inclusive da área afetada, permanece seguro pois foi inspecionado pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO).

Sobre a doença

A doença de Newcastle, causada pelo vírus paramixovírus aviário sorotipo 1 (APMV-1), é altamente contagiosa e afeta aves domésticas e silvestres, provocando sintomas respiratórios, nervosos, diarreia e edema na cabeça.

Continua depois da Publicidade