SAÚDE & PREVENÇÃO

Câncer de Colo de útero é apontado como a 3ª maior causa de mortes das mulheres

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, a estimativa é de que 51 mil novos casos de câncer de colo do útero surjam até 2026


Uma das principais causas de morte prematura em mulheres no Brasil é o câncer de colo do útero. Esta doença é causada principalmente pela infecção persistente pelo Papilomavírus Humano (HPV), tabagismo, o uso prolongado de contraceptivos orais e histórico familiar. A doença é apontada como a terceira maior causa da morte e, se não for detectada e tratada precocemente, pode progredir para estágios avançados e se tornar fatal.

Foto: Divulgação

A prevenção primária inclui a vacinação contra o HPV, que é recomendada para meninas antes da idade de início da atividade sexual, e a prevenção secundária é feita por meio do rastreamento regular com o exame de Papanicolau (Pap), que pode detectar alterações nas células cervicais antes que se tornem cancerosas.

Continua depois da Publicidade

No Amazonas

 Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, a estimativa é de que 51 mil novos casos de câncer de colo do útero surjam até 2026. Neste mesmo período, o estado do Amazonas, deve chegar a 1.800 novos casos.

A Semsa possui duas unidades de Serviço de Referência do Colo (SRC), uma fica localizada na Policlínica Comte Telles no Distrito de saúde e Endemias (Disa) Leste e uma na Policlínica Castelo Branco no Disa Sul, que atualmente está em reforma. A secretaria também implantou a coleta em meio líquido em algumas unidades da Semsa.

Continua depois da Publicidade