ÓTIMA NOTÍCIA

Brasil deve recuperar em breve certificado de eliminação do sarampo

Em 2016, o país recebeu o certificado da OMS, mas acabou perdendo EM 2019 devido a um surto da doença


O diretor da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Jarbas Barbosa, disse durante seminário sobre vacinação na Academia Nacional de Medicina, realizada no Rio de Janeiro, que o Brasil deve recuperar, nos próximos meses, seu certificado de eliminação do sarampo, pois o país já está há um ano sem novos casos.

Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo.

Em 2016, o Brasil recebeu certificado de eliminação do sarampo da Organização Mundial da Saúde (OMS), mas acabou perdendo três anos depois, devido a um surto da doença, lembrando que: as Américas foram o primeiro continente a receber um certificado regional de eliminação da doença.

Continua depois da Publicidade

Infelizmente os surtos tanto no Brasil quanto na Venezuela, fizeram com que ambos países perdessem o documento em 2019. Segundo Barbosa, uma comissão da Opas verificou recentemente que a Venezuela interrompeu a transmissão da doença, faltando apenas o Brasil para que o continente possa novamente ser considerada região livre do sarampo.

O que falta?

De acordo com Barbosa, os governos dos diversos países precisam monitorar, todos os dias, e desmistificar boatos que surgem contra as vacinas nas redes sociais, além também de ampliar o alcance da vacinação, como sensibilizar os profissionais de saúde, monitorar as coberturas vacinais e aumentar a oferta em alguns lugares onde a vacinação ainda não chega em virtude da desinformação.

Continua depois da Publicidade