RELIGIÃO & FÉ

Procissão e missa marcam a solenidade do Sagrado Coração de Jesus em Manaus

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus iniciou no Século XVII, mas foi propagado a partir das aparições de Cristo à Santa Margarida Maria Alcoque, em 1673


A igreja católica em Manaus celebra nesta sexta-feira (07/06) a festa do Sagrado Coração de Jesus com uma programação especial, que inicia nas primeiras horas da manhã na Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Esse ano os festejos trazem como tema “Dá-me um coração igual ao Teu” e lema “Ensina-me a amar o meu irmão”.

Foto: Divulgação/Pascom SCJ

De acordo com o pároco, Pe. Edson Ausier, o objetivo dos festejos, que iniciaram no último dia 29 de maio com o novenário e a Romaria Rodoviária, é animar os fiéis no pedido de um coração semelhante ao de Cristo, que permite amar os irmãos, conforme ele pede a seus seguidores.

Continua depois da Publicidade

Sobre a programação

A programação inicia às 5h com a Alvorada de fogos e segue com a procissão pelas ruas: Ferreira Pena, Boulevard Álvaro Maia, Darcy Michiles, Silva Ramos, Avenida Japurá, Ferreira Pena, Barcelos, Avenida Constantino Nery, Avenida Ayrão e Rua Ferreira Pena. Às 7h, o bispo auxiliar Dom Hudson Ribeiro preside a primeira missa do dia na quadra da paróquia.

Outras duas missas serão realizadas às 12h e às 19h. À noite, haverá a primeira noite do arraial. No sábado iniciam às 17h com a Santa Missa, com a segunda noite de arraial na rua Ferreira Pena logo em seguida. Entre as atrações, está a apresentação do BoiBumbá Sagradinho da Pastoral da Catequese e o sorteio do SuperBingão Eletrônico com cinco prêmios.

Continua depois da Publicidade

Foto: Divulgação/Pascom SCJ

Sobre a devoção ao Sagrado Coração de Jesus

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus iniciou no Século XVII, mas foi propagado a partir das aparições de Cristo à Santa Margarida Maria Alcoque, em 1673. Jesus Cristo revelou à Margarida as 12 promessas que cumprir na vida daquele que se dedicasse à devoção de Seu Sagrado Coração.

Continua depois da Publicidade

A festa do Sagrado Coração de Jesus foi instituída em 1856 pelo Papa Pio IX, após mais de 200 anos do pedido do próprio Cristo à Santa Margarida, para que a festa ocorresse na primeira sexta-feira após a oitava da Solenidade de Corpus Christi. O Papa Leão XIII elevou a festa para a primeira classe do calendário litúrgico da Igreja.