Nesta terça-feira (17/12), o Papa Francisco completa 88 anos de vida. A Igreja Católica se alegra por sua passagem de aniversário e o reconhece por sua vida doada ao serviço de Deus, junto às nações.
Em 2013, após a renúncia do Papa Bento XVI, Bergoglio foi eleito papa da Igreja Católica, adotando o nome de Francisco em homenagem a São Francisco de Assis, conhecido por sua vida de pobreza e dedicação aos mais necessitados.
Continua depois da Publicidade
O pontificado de Papa Francisco tem sido marcado por uma busca constante pela renovação da Igreja, por sua postura acessível e por aproximar-se das questões do cotidiano das pessoas, especialmente em relação aos mais marginalizados da sociedade, destaca o agente de pastoral da Comunidade São João Batista, pertencente a Área Missionária São João XXIII, Dácio Montenegro.
Um dos aspectos mais notáveis do seu papado foi a ênfase na questão social e ambiental. Francisco tem sido um defensor incansável dos direitos dos refugiados e migrantes, condenando a xenofobia e a exclusão.
Em 2015, ele publicou a encíclica Laudato Si, na qual abordou os desafios ecológicos e a crise climática, chamando a humanidade à ação urgente para proteger o meio ambiente. Para a integrante do Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (SARES), Mercy Soares, o Papa é um exemplo de dedicação na luta pelo cuidado com a casa comum.
Continua depois da Publicidade
Ao completar 88 anos, o Papa Francisco continua sendo uma figura de liderança que inspira tanto os católicos quanto os não católicos. Seu legado será lembrado como o de um pontífice que buscou tornar a Igreja mais acessível, humana e atenta às realidades contemporâneas, sem jamais perder de vista os valores do Evangelho.