EMPOSSADO

Arquidiocese de Manaus faz ordenação do seu novo bispo auxiliar, Monsenhor Zenildo Lima

O novo bispo é presbítero desta igreja local há 27 anos e atualmente é Reitor do Seminário São José


O Studio 5 Centro de Convenções, viveu momentos de emoção na manhã desta quarta-feira (15/11), quando aconteceu a Ordenação Episcopal do Monsenhor Zenildo Lima, nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus pelo Papa Francisco no último dia 27 de setembro.

Fotos: Ascom Arquidiocese

A celebração foi presidida pelo Cardeal Leonardo Steiner e concelebrada pelos bispos Dom Roque Paloschi, Arcebispo de Porto Velho e Dom Gutemberg Freire Regis, bispo emérito da Diocese de Coari. O evento também marcou o encerramento do 5º Congresso Missionário Nacional, que teve início no dia 10.

Continua depois da Publicidade

O rito de ordenação episcopal aconteceu após a leitura do evangelho. Um dos padres mais antigos da arquidiocese e padrinho vocacional do monsenhor, Padre Danival Lopes, pediu ao Arcebispo a ordenação do eleito e em seguida, o chanceler da Cúria Metropolitana de Manaus, Padre Flávio Gomes, a Carta do Papa Francisco que nomeia o presbítero.

Fotos: Ascom Arquidiocese

O lema que norteará toda a vida episcopal de Dom Zenildo Lima é tirado do Evangelho de João 21:17, “Sabes que eu te amo”. Em sua homilia, Dom Leonardo destacou que Padre Zenildo Lima foi interpelado por Jesus, assim como Pedro. O término da celebração foi marcado por muitos agradecimentos e recordações da trajetória do mais novo bispo. Dom Zenildo afirma que se sente próximo do povo e que sempre caminhará com o povo.

Palavras do novo bispo

Continua depois da Publicidade

Antes da benção final, Dom Zenildo Lima iniciou suas palavras dizendo que “não poderia compreender este ministério de bispo se não em perspectiva missionária nesta feliz coincidência de encerrar um Congresso Missionário Nacional com a expressão ministerial de uma Igreja Local”. Segundo o bispo auxiliar de Manaus, “ministerialidade e missionariedade são expressões da Igreja profundamente implicadas entre si”, agradecendo as Pontifícias Obras Missionárias por acolherem esta vivência da Igreja de Manaus.

Fotos: Ascom Arquidiocese

Dom Zenildo Lima dirigiu seu olhar para “os agentes que constituem esta Igreja Local”, ressaltando sua proximidade, expressada nas “incontáveis mensagens, surpreendentes manifestações de afeto”, repetindo as palavras de Santo Agostinho: “Para vocês sou bispo, com vocês sou cristão”! Eu me sinto um pouco diferente, dada a vossa proximidade, “com vocês eu sou bispo!”. Ele insistiu em que “vocês agora fazem parte desta resposta, a voz de vocês ecoa na minha e mesmo fraco e pobre insisto em dizer: Senhor tu sabes tudo, sabes que eu te amo!”.

Continua depois da Publicidade