Busca e Apreensão
A ação foi realizada em conjunto com a Receita Federal, para combater atividades ilegais no Território dos Yanomami
Quase R$ 6 bilhões em contrabando de ouro explorado de maneira ilegal em garimpos no Território Indígena (TI) Yanomami. Esse é o valor, possivelmente movimentado no exterior, que operação da Policia Federal em parceria com a Receita Federal deflagrou, nesta quarta-feira (20/09).
Continua depois da Publicidade
A operação consistiu no cumprimento de quatro mandados de prisão e mais 48 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em mais oito estados: Pará, Roraima, Goiás, Tocantins, São Paulo, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Amazonas.
Entre as prisões efetuadas durante a operação da PF combatendo garimpo e comercio ilegal de ouro estão a de Brubeyk do Nascimento em um condomínio de casas de luxo em Manaus, suspeito de ter montado um esquema de remessas ilegais para negociar no exterior o ouro extraído.
Outra prisão que aconteceu na região norte foi do empresário Ariel Silva Magalhães, em Bom Vista (RR), também suspeito de intermediar a saída do ouro ilegal das terras Yanomami. De acordo com a PF, o suspeito usava a empresa MF Soluções Empresariais para intermediar a saída do minério.