A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (12/12), uma operação em conjunto com o Ministério Público de São Paulo e a Receita Federal, contra uma suposta organização criminosa que desviou 12 toneladas de produtos químicos para a produção de cocaína e crack, tendo como um dos principais alvos de busca é Renato Cariani, de 37 anos, considerado um dos mais importantes influenciadores fitness do Brasil e bastante conhecido no meio das celebridades.
De acordo com investigadores, Renato é sócio da empresa Anidrol, uma indústria química que fica em Diadema, na Grande São Paulo. Durante a operação batizada de Hinsberg, foram identificadas 60 transações dissimuladas vinculadas à atuação desta empresa, onde foram apreendidos produtos químicos (fenacetina, acetona, éter etílico, ácido clorídrico, manitol e acetato de etila), numa quantidade que corresponde à mais de 19 toneladas de cocaína e crack prontas para consumo.
Continua depois da Publicidade
As investigações revelaram também que os envolvidos empregavam diversas metodologias para ocultar e dissimular a procedência ilícita dos valores recebidos, tais como interpostas pessoas e constituição de empresas fictícias. O inquérito apura supostos crimes de tráfico equiparado, associação para fins de tráfico, e lavagem de dinheiro realizados pela organização criminosa na qual Cariani supostamente estaria envolvido.
Mais sobre o influencer fitness
Cariani se apresenta, no Instagram, onde tem mais de 7,3 milhões de seguidores como atleta e professor de Química e Educação Física. Também como atleta profissional, empresário, youtuber e fisiculturista. Ele faz publicações ao lado de personalidades, como apresentadores de TV, cantores e influenciadores, que treinam com ele e também o procuram para perder peso.
Continua depois da Publicidade
Recentemente, ele divulgou nas redes sociais o lançamento de uma loja com produtos que levam seu nome em um shopping localizado na zona sul da cidade de São Paulo. Ele também publica mensagens sobre cosméticos e produtos para barbear que costuma receber em casa. Até o momento o influencer ainda não divulgou nenhum comunicado sobre o assunto ou em sua defesa.