SUPERLOTADA

Veneza começa a cobrar taxa de cinco euros para entrada de turistas

Autoridades locais afirmam que medida servirá para desencorajar visitantes e o pagamento deve ser realizado de forma on-line antes da chegada na cidade


Nesta quinta-feira (25/04), Veneza se tornou a primeira cidade do mundo a introduzir um sistema de pagamento para os turistas em um esforço para diminuir as multidões que lotam os canais durante a alta temporada de férias.

Continua depois da Publicidade

Qualquer visitante que não fique a noite deve pagar uma taxa de entrada de 5 euros on-line antes de entrar na cidade. Além de introduzir a taxa de entrada, a cidade também proibiu grandes navios de cruzeiro de navegar na lagoa veneziana e anunciou novos limites no tamanho dos grupos turísticos.

Embora não haja catracas nos portões da cidade para garantir que as pessoas tenham um passe, os inspetores farão verificações aleatórias e emitirão multas entre 50 e 300 euros para qualquer pessoa que não tenha se registrado.

Segundo autoridades da cidade, cerca de 20 milhões de pessoas visitaram Veneza no ano passado, com cerca de metade delas pernoitando em hotéis e alojamentos para férias, um fluxo que supera a população residente atualmente em torno de 49 mil.

Continua depois da Publicidade