INTERNACIONAL

Urso pardo ataca e mata jovem nas montanhas da Romênia

O ataque do animal aconteceu enquanto a jovem de 19 anos percorria uma trilha turística junto com seu namorado


Diana Maria Cazacu, de 19 anos, foi atacada e morta por um urso-pardo enquanto estava caminhando com o namorado nas montanhas de Bucegi, na Romênia, país que abriga a maior população do animal na Europa, com aproximadamente 8000 ursos registrados, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente.

Foto: Divulgação

Segundo relatos, Diana ainda conseguiu ligar ao serviço de emergência e informar que ela e o namorado estavam cercado pelo urso. No entanto, não deu tempo da ajuda chegar, pois o animal apareceu na trilha e atacou a mulher, agarrando uma das pernas dela e a arrastando por um penhasco, conforme informou o namorado.

Continua depois da Publicidade

A equipe de resgate encontrou o urso caminhando em volta do corpo de Diana. Segundo a versão oficial, os socorristas mataram o animal após ele tentar atacá-los. Especialistas alertam que, em caso de contato com urso, o ideal é manter a calma e falar com ele para que o animal saiba que é um humano, ao mesmo tempo, ir recuando lentamente sem se virar ou tentar correr, fato que só agrava ainda mais a situação.

Diana Maria – Foto: Divulgação

Resposta das autoridades

 O Parlamento romeno realizou um minuto de silêncio em memória da jovem falecida antes de aprovar a nova legislação no dia 17 de julho. A nova lei permite a caça de 481 ursos em 2024, mais do que o dobro do total do ano passado, que foi de 220.

Continua depois da Publicidade

Os legisladores argumentaram que a superpopulação de ursos tem desencadeado um aumento nos ataques, embora admitam que a lei não evitará futuros incidentes. Nos últimos 20 anos, os ursos mataram 26 pessoas e feriram gravemente 274 na Romênia.