ARQUEOLOGIA & HISTÓRIA

Túmulos da Peste Negra e Vila Medieval são encontrados por arqueólogos na França

Abadia de Beaumont abriga achados muito interessantes e fica localizada a 178 km de Paris


Mais de 1.000 túmulos, um caixão de chumbo e uma vila com quase 1.200 anos contendo até mesmo vítimas da Peste Negra, foram encontrados durante uma escavação em um sítio arqueológico da Abadia de Beaumont. O local teve uma história com 800 anos de eventos até ser derrubada durante a Revolução Francesa, em 1789.

Foto: Divulgação

O acho é único pois é a primeira vez que uma abadia europeia é escavada totalmente, mostrando em detalhes a história do convento católico. A abadia medieval fica nos arredores da cidade de Tours, no vale de Loire, a 178 km de Paris. Sua fundação foi no ano de 1002 d.C. em um local já ocupado pela vila de Belmons desde ao menos 845 d.C.

Continua depois da Publicidade

Segundo as informações registradas nos documentos históricos, a abadia cresceu rapidamente, se tornando a maior comunidade de freiras da província. Em 1789, no entanto, a Revolução Francesa decapitou o rei Luís XVI e sua esposa, Maria Antonieta, e mudou as estruturas do país, inclusive do convento, fazendo com que suas 46 freiras foram expulsas e toda a construção e suas adjacências foram destruídas no início do século XIX.