TERROR EM PRAGA

Tiroteio em universidade deixa mortos e dezenas de feridos na República Tcheca

Após o ataque, as autoridades disseram que o atirador havia sido "eliminado", sem detalhar se ele foi morto por agentes ou cometeu suicídio.


Um jovem de 24 anos, cujo nome não foi divulgado, matou pelo menos 14 pessoas e feriu cerca de 25 nesta quinta-feira (21/12) na Universidade Charles de Praga, situada na capital da República Tcheca. Segundo a polícia local, o atirador era estudante da instituição, morava no vilarejo de Hostoun, a 20 quilômetros de Praga e morreu durante o ataque.

Foto: divulgação

A polícia suspeita que o atirador teria assassinado seu pai, que fora encontrado morto também na manhã desta quinta-feira. O agressor também é suspeito de assassinar outro homem e uma criança de dois meses, filha da vítima; ambos foram encontrados na semana passada com marcas de tiro em um bosque num vilarejo nas cercanias de Praga.

Continua depois da Publicidade

O chefe da polícia de Praga, Martin Vondrasek, descreveu o suspeito como um estudante com bom desempenho acadêmico sem antecedentes criminais, e disse que ele teria planos de cometer suicídio. O atirador, segundo afirmou, sofreu “ferimentos devastadores”, mas não foi esclarecido se ele foi morto pelos policiais ou se ele tirou a própria vida.

Foto: divulgação

Como aconteceu

Por volta das 15h do horário local (11h de Brasília), policiais foram acionados após relatos de tiros no local, na praça Jan Palach. A Faculdade de Filosofia da Universidade Charles e a Academia de Artes, Arquitetura e Design estão localizadas nesta região.

Continua depois da Publicidade

A Universidade Charles também enviou email a seus funcionários pedindo para que todos permanecessem onde estavam e trancassem as portas. Posteriormente, as instalações foram evacuadas.

O suspeito possuía várias armas, adquiridas de maneira legal. A polícia disse que ele carregava uma grande quantidade de munição no momento do ataque, e que ele agiu de maneira planejada.

Continua depois da Publicidade