Um terremoto de magnitude 7 atingiu a costa de Riverton, na Nova Zelândia, nesta terça-feira (25/03), no horário local, disse o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Mais de 4.700 pessoas sentiram o tremor, de acordo com o Geonet, monitor sísmico do governo neozelandês. Durante o abalo sísmico a mídia local relatou falha em sistemas e prédios balançando.

Foto: divulgação
Moradores das regiões de Southland e Fiordland foram orientados a ficarem longe de praias e outras áreas marinhas, uma vez que o terremoto pode causar correntes marítimas perigosas. O comitê climático da Austrália declarou não haver risco de tsunami ou qualquer outro evento climático ameaçador.
Continua depois da Publicidade
O Serviço Geológico dos EUA disse que a Nova Zelândia está localizada à margem da Placa Australiana, uma das zonas mais sismicamente ativas do mundo, por conta da alta taxa de convergência com a Placa do Pacífico.O órgão ressaltou que, desde 1900, foram registrados 15 terremotos de magnitude superior a 7 próximos à Nova Zelândia.
O mais forte deles ocorreu em 1989, de magnitude 8,2, cujo epicentro foi no oceano. O mais forte tremor de terra com epicentro na ilha neozelandesa foi em 1931, de magnitude 7,8, que matou 256 pessoas. O último terremoto de magnitude superior a 7,5 a acometer a Nova Zelândia foi há mais de 170 anos, mas especialistas acreditam ser possível que um novo evento similar seja provável