Supercélula, fenômeno climático raro, é registrado no céu da China


MUNDO

A enorme nuvem de tempestade foi flagrada no país asiático e assustou moradores

A região de Xinjiang, localizada no noroeste da China, registrou uma tempestade do tipo ‘supercélula’, um fenômeno climático raro e perigoso, onde se é possível observar espessas nuvens rodopiantes pairando sobre o solo, o que causa o escurecimento do céu e consequentemente o medo na população.

Continua depois da Publicidade

As supercélulas são tempestades com grande potencial de perigo por envolver fortes correntezas de ar. Elas geralmente duram no mínimo duas horas e estão associadas ao mau tempo. A supercélula é considerada a maior tempestade formadas somente por uma célula de tempestade, chamada unicelular. Também existem as que reúnem várias células durante o fenômeno meteorológico, denominadas multicelulares.

Essas tempestades são caracterizadas por uma rotação de ar dentro das nuvens, podendo dar origem a tornados e pode resultar em precipitações significativas e eventuais episódios de granizo. Embora pouco comuns, elas têm um alcance considerável, podendo afetar áreas com um diâmetro de até 10 km.

Nos últimos dias o país tem enfrentado uma série de eventos climáticos não esperados. Deslizamento de terra e chuvas fortes e intensas de verão, também deixou mortes e desaparecidos conforme informou as autoridades de gerenciamento de emergências. Fora o aparecimento inesperado da supercélula, a passagem do tufão Khanun também causou transtornos ao atingir a província de Liaoning, depois de passar pelo Japão e pela Coréia do Sul.

Continua depois da Publicidade