Rússia libera curso de pilotagem de drones de combate para alunos do ensino médio


CONFLITO

Os cursos são destinados aos alunos dos 15 aos 17 anos, no âmbito da “formação militar inicial”

O Ministério da Educação da Rússia informou, nesta segunda-feira (21/08), que os estudantes do ensino médio poderão se formar em pilotagem de drones de combate a partir de setembro. De acordo com o documento, os adolescentes russos poderão se familiarizar com “os meios de uso militar dos drones”, ou como “realizar missões de reconhecimento com a ajuda de um drone”.

Continua depois da Publicidade

Também terão a possibilidade de “executar ações concretas de pilotagem de drones” e aprender como parar “drones adversários”. Esta formação, que existia nos tempos soviéticos, voltará a vigorar no próximo ano letivo 2023-2024, com cursos destinados aos alunos dos 15 aos 17 anos, no âmbito da “formação militar inicial”.

A duração total do curso é de 140 horas, voltado principalmente, a familiarizar os alunos com armas de guerra, como o fuzil de assalto Kalashnikov. “A introdução desta matéria nas escolas permitirá preparar sistematicamente os cidadãos para um eventual confronto com o inimigo”, justificou o parlamentar Sergei Mironov, que propôs a iniciativa.

Uso prático

Continua depois da Publicidade

No conflito na Ucrânia, os drones são usados de forma maciça por ambos os lados, e o território russo é alvo de ataques com tais dispositivos quase todos os dias. Desde o início do embate entre os dois paises, várias iniciativas foram lançadas para incutir o patriotismo nas escolas russas. A semana escolar começa com o hino nacional e uma cerimônia de hasteamento da bandeira. Além disso, foram criadas “discussões sobre o que importa”, nas quais se fala, principalmente, sobre as hostilidades na Ucrânia e se justifica a ofensiva russa contra o país vizinho.

Continua depois da Publicidade

Para o presidente da Federação Amazonense de Futebol-FAF, Ednailson Rozenha, esta é a oportunidade de jovens talentos ascenderem no futebol local, que está cada vez mais em destaque no país. Ele ressalta seu desejo para que a competição seja um sucesso.

“A Série B é importantíssima no calendário da Federação. Limitamos a competição para jogadores Sub-23, o que é ótimo para dar oportunidades aos jovens talentos do futebol amazonense. Eles terão uma visibilidade importante para mostrar seu potencial e, assim, serem reconhecidos. Esperamos que o preparo e empenho dos times permitam que esses jovens tenham uma chance de melhorar suas vidas através do futebol”, afirma. “Contamos com o apoio de todos para fazer dessa edição um grande sucesso! Juntos, estamos fazendo história no futebol baré”, declara.