A partir desta quarta-feira (02/04), turistas europeus que entram no Reino Unido precisam apresentar uma Autorização Eletrônica de Viagem (ETA, na sigla em inglês), um documento digital que visa reforçar a segurança nas fronteiras britânicas. A medida atinge cerca de 30 países europeus e entrou em vigor nesta manhã, em estações de trem e aeroportos.

Foto: Divulgação
A requisição vale, também, para brasileiros com dupla nacionalidade que pretendem viajar para o Reino Unido com um passaporte europeu. A mesma autorização digital já era exigida para os passaportes brasileiros desde janeiro, quando cerca de cinquenta países e territórios, incluindo Estados Unidos, Canadá e Austrália, passaram a necessitar do visto eletrônico.
Continua depois da Publicidade
Para obter essa autorização, é preciso preencher um formulário online antes da viagem e pagar uma taxa de £ 10, cerca de R$ 74 no câmbio atual. Esse valor aumentará para £ 16, ou cerca de R$ 117, a partir de 9 de abril. Para obter a autorização, é preciso baixar um aplicativo específico, “UK ETA” ou, na falta dele, acessar o site do governo britânico, gov.uk.
O pedido de autorização demora de três dias a uma semana para ser emitido pelas autoridades britânicas. A maioria das pessoas em trânsito pelo Reino Unido também terá que pagar a taxa, exceto aquelas que passam por certos aeroportos, como Heathrow ou Manchester, onde não precisam passar pelos controles de fronteira do Reino Unido ao desembarcar