DIA DA REFORMA

Reforma Protestante, a série de mudanças no Cristianismo que mudou a história da igreja

A data é celebrada todo dia 31 de outubro, também conhecido como dia de Martinho Lutero


A Reforma Protestante iniciou-se em 31 de outubro de 1517, com o monge e teólogo alemão Martim Lutero, que afixou suas 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha. Nos textos, ele argumentava contra práticas da Igreja Católica Romana, especialmente a venda de indulgências.

Continua depois da Publicidade

Com a Reforma, Lutero mudou o curso da história ao desafiar o poder do papado e do império, e possibilitou que o povo tivesse acesso à Bíblia em sua própria língua. A principal doutrina de Lutero era contra o pagamento de penitências e indulgências aos líderes religiosos. Ele enfatizava que a salvação é pela graça, não por obras.

O movimento reformador produziu vários documentos confessionais que expressaram as crenças e as práticas das igrejas reformadas, rompendo apenas com as produções teológicas destoantes da compreensão da Bíblia pela Bíblia como base interpretativa de si mesma.

Das mudanças atribuídas ao ‘protestantismo’ no cristianismo partiu da criação de várias denominações religiosas, como luteranos, calvinistas e anglicanos, os quais se separaram da autoridade da Igreja Católica Romana.

Continua depois da Publicidade

Esse movimento atribuía também a salvação pela fé, e a autoridade das Escrituras, assim como a possibilidade do sacerdócio de todos os crentes.