Tomiko Itooka, a pessoa mais velha do mundo, recebeu um certificado do Guinness World Records (GWR) no último dia 16 de setembro, em comemoração ao Dia do Respeito aos Idosos, feriado no Japão. Nascida em 23 de maio de 1908, Tomiko completou 116 anos e 116 dias. A cerimônia ocorreu em uma casa de repouso na cidade de Ashiya, onde ela vive há cinco anos.
Tomiko conquistou o título no mês passado, após a morte de Maria Branyas Morera, aos 117 anos, na Espanha. Acompanhada de seu filho Hiroshi Kai, Tomiko expressou surpresa ao ser reconhecida como a pessoa mais velha do mundo.
Continua depois da Publicidade
Natural de Osaka, Tomiko viveu durante a Era Meiji, casou-se aos 20 anos e teve quatro filhos. Após a morte do marido, retomou a prática de esportes e realizou feitos impressionantes, como escalar o Monte Ontake, no Japão, duas vezes.
Tomiko é atualmente a 23ª pessoa mais velha da história registrada, e em breve poderá avançar para o 21º lugar no ranking. O recorde de maior longevidade pertence à francesa Jeanne Calment, que viveu 122 anos e 164 dias.