Uma das maiores pepitas de âmbar do mundo foi encontrada na casa de uma idosa na comuna Colti, localizada dentro do distrito de Buzau, na Romênia. A pedra de cerca de 3,5 quilos foi encontrada décadas atrás no leito de um riacho nas proximidades de sua residência e, desde então, ela utilizava o item como peso de porta, sem ter conhecimento sobre o seu valor.
A pepita está avaliada em cerca de 1 milhão de euros, ou seja, mais de R$ 6 milhões na conversão direta. Quem percebeu que a pedra podia ser valiosa foi um parente da idosa, que herdou a peça após a morte da romena em 1991. Ao avaliar a rocha aparentemente comum, o familiar começou a suspeitar que se tratava de uma pedra semipreciosa.
Continua depois da Publicidade
Esta desconfiança levou à descoberta de que, na verdade, aquele era um raro âmbar. O âmbar, apesar de não ser um mineral, é frequentemente utilizado em joias e pode atingir preços elevados. Este material é, essencialmente, resina fossilizada de árvores antigas e pode conter inclusões que fornecem informações históricas valiosas.