A chegada do furacão Milton colocou as autoridades dos Estados Unidos em alerta máximo. Além do rastro de destruição e o risco à vida dos norte-americanos, o Serviço Geológico dos EUA alerta que os fortes ventos podem deixar marcas duradouras na costa da Flórida.
Ao gerar ventos fortes e mudanças na pressão sobre o mar, os furacões podem empurrar grandes quantidades de água em direção à costa. Essas tempestades também podem gerar impactos na geografia da costa.
Continua depois da Publicidade
De acordo com o Serviço Geológico dos EUA, 95% das praias da costa oeste da Flórida ficarão totalmente submersas pela água do oceano durante a passagem do Milton. Além disso, 100% das praias voltadas para o oceano sofrerão algum grau de erosão e inundação durante e após o furacão.
O excesso de água ocorre quando a água sobe mais alto do que as dunas, empurrando a areia para o interior. O processo pode remodelar drasticamente as áreas costeiras, bloqueando estradas e degradando as chamadas dunas protetoras, tornando essas áreas mais vulneráveis a futuras tempestades.