VATICANO

Papa Francisco pede regulamentação de IA após ser alvo de “deepfake”

Em 2023, imagens falsas do pontífice viralizaram disseminando fake News


O Papa Francisco alertou durante seu pronunciamento para o 58° Dia Mundial das Comunicações Sociais, para os perigos da inteligência artificial. O evento internacional será celebrado em 12 de maio, e em seu discurso o pontífice disse já ter sido alvo da tecnologia em um caso de manipulação de imagem “deepfake”.

Foto: Divulgação Vaticano

Em mensagem intitulada “Inteligência artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação plenamente humana“, o chefe da Igreja Católica incentivou as pessoas a “deixarem de lado previsões catastróficas”, mas alertou sobre a “poluição cognitiva” que pode distorcer a realidade e promover narrativas falsas.

Continua depois da Publicidade

A fala é uma referência às imagens que viralizaram nas redes sociais, em especial no Twitter, em março de 2023, mostrando-o com um longo e volumoso casaco branco.  A suposta foto do pontífice era uma montagem feita por meio do programa de IA Midjourney. A imagem falsa foi compartilhada, inclusive, por veículos de imprensa, como a Vogue Brasil, do Grupo Globo.

Foto: IA Midjourney

Não é a 1ª vez que o pontífice pede a regulamentação da IA. Em dezembro de 2023, Francisco propôs a criação de um tratado internacional legalmente vinculativo para supervisionar a inteligência artificial, argumentando que não se deve permitir que algoritmos substituam os “valores humanos”. Ele também alertou sobre o risco de uma “ditadura tecnológica” que representa uma ameaça à existência humana.