MUNDO
Mais de 300 mil peregrinos de mais de 151 países estão na Europa para acompanhar a JMJ
O avião do Papa Francisco pousou às 9h45 (5h45 de Brasília) no aeroporto militar Figo Maduro, em Lisboa para uma visita de cinco dias com uma vasta programação voltada sobretudo para os jovens que vieram de mais de 151 países para a Jornada Mundial da Juventude, marcando um reencontro com o pontífice com a juventude, que não ocorre desde 2019, devido à pandemia de COVID-19.
Continua depois da Publicidade
“Gostaria de ver em Lisboa uma semente do mundo do futuro. Um mundo onde o amor esteja no centro, onde possamos nos sentir irmãs e irmãos. Estamos em guerra, necessitamos de outra coisa. Um mundo que não tenha medo de testemunhar o Evangelho. Um mundo com alegria, porque os cristãos se não temos alegria, não somos críveis, ninguém acredita em nós”, disse o sumo pontífice.
Já na manhã desta quinta-feira (03/08), a primeira parada de Francisco foi com os jovens universitários na Universidade Católica Portuguesa (UCP), situada no centro de Lisboa. Na sequência, o Papa seguiu cumprindo grade de programação da Jornada Mundial da Juventude e recebeu na Nunciatura de Lisboa, um grupo de peregrinos de várias confissões cristãs chegados da Turquia, que lhe agradeceram a ajuda recebida após o terremoto.
Continua depois da Publicidade

A Jornada Mundial da Juventude é um evento religioso instituído pelo Papa João Paulo II em 20 de dezembro de 1985, que reúne milhões de católicos de todo o mundo, sobretudo jovens. Com duração de cerca de uma semana, promovendo eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens. Esse ano o evento acontece em Lisboa, Portugal, entre os dias 1 e 6 de agosto, tendo como tema: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1,39) e contará com a presença do Santo Padre Papa Francisco que, desde manhã desta quarta-feira (02/08) já se encontra em solo lusitano.