VATICANO

Papa Francisco cancela compromissos após inflamação pulmonar

O diretor da Sala de Imprensa vaticana disse que as condições do Papa são boas e estacionárias, não tem febre e a sua situação respiratória está melhorando


O líder da Igreja Católica, Papa Francisco cancelou alguns de seus compromissos nesta segunda-feira (27) para tratar uma inflamação pulmonar, informou Matteo Bruni, porta-voz do Vaticano. “O estado do papa é bom e estável, não tem febre e a sua situação respiratória está melhorando”, disse Bruni.

Francisco chegou a passar por exames em um hospital de Roma no sábado (25) depois de apresentar problemas respiratórios e foi submetido a uma tomografia. Os exames descartaram a possibilidade de pneumonia. No entanto, o Papa Francisco teve dificuldades respiratórias, disse o porta-voz.

Continua depois da Publicidade

Em comunicado, Bruni ainda disse que para que a recuperação seja facilitada, compromissos importantes foram adiados e outros de natureza institucionais, mais tranquilos para o Santo Padre realizar foram mantidos, como a reunião com o presidente do Paraguai, Santiago Peña Palacios, realizado na Casa Santa Marta e não no Palácio Apostólico, como de costume.

Histórico hospitalar

Neste ano, o Santo Padre foi internado duas vezes: em junho, realizou uma cirurgia no intestino. No mês de abril, Francisco ficou no hospital Gemelli de Roma, na Itália, para tratar de uma bronquite infecciosa e liberado após quatro dias de tratamentos com antibióticos.

Continua depois da Publicidade

No início da tarde do último sábado (26), foram realizados no Hospital Gemelli Isola, em Roma, um check-up nos pulmões de Francisco e uma tomografia computadorizada para descartar o risco de complicações pulmonares.