SUPERCONTINENTE

“Pangeia Ultima”, o fenômeno geológico que poderá extinguir a vida na terra

Os cientistas preveem que união dos territórios continentais deverá se formar daqui a cerca de 250 milhões de anos


Um estudo realizado por uma revista especializada em geociência revelou que um fenômeno geológico poderá gerar o “supercontinente”, chamado de “Pangea Última”, que deverá se formar perto da linha do equador daqui a cerca de 250 milhões de anos, pode acabar com a vida na Terra.

Continua depois da Publicidade

Segundo a pesquisa da “Nature Geoscience” o planeta pode passar por uma união dos territórios continentais que conhecemos atualmente, o que afetaria totalmente a vida existente e quando esse processo se completar, a Terra poderá tornar-se inabitável, levando à extinção da vida humana e de outros mamíferos que ainda estiverem por aqui.

A Terra, inclusive, já teve um “supercontinente”, conhecido como Pangeia, que se fragmentou aproximadamente 200 milhões de anos atrás. A estimativa é que isso ocorra quando o Oceano Atlântico encolher e um megacontinente “afroeurasiático” resultante colidir com as Américas.

Continua depois da Publicidade

Se o Pangea Última se comportar como os supercontinentes do passado, ele estará cheio de vulcões que lançam dióxido de carbono na atmosfera e quando chegar neste estágio, os estudos sobre o clima conduzidos pelos cientistas apontaram que até 92% da Terra podem se tornar inadequados para a vida humana.