EXPLORAÇÃO & DESCOBERTA

Nova espécie de verme aquático encontrada nas profundezas do oceano na América Central

A criatura possui 10 centímetros de comprimento, é cego e foi encontrado a 1000 metros abaixo do nível do mar


Um novo verme aquático com características únicas foi encontrado numa região próxima à Costa Rica . Ele foi identificado a uma profundidade de mil metros, vivendo perto de uma infiltração de metano, a uns 50 quilômetros da costa do país, localizado na América Central.

Foto: Divulgação

Essa pequena criatura tem apenas 10 centímetros de comprimento e pertence à família das lagartas (Nereididae). A espécie é considerada uma “ragworm”, um grupo de vermes segmentados, principalmente marinhos, que se parecem um pouco com um cruzamento entre uma centopeia e uma minhoca.

Continua depois da Publicidade

Eles têm corpos alongados e um conjunto oculto de mandíbulas em forma de pinça, que auxiliam na alimentação. Comparado com a maioria das ragworms, o Pectinereis strickrotti, como foi batizado, é incomum em vários aspectos.

Primeiro, vive no fundo do mar, enquanto a maioria dos seus parentes evolutivos habita águas mais rasas. Em segundo lugar, a lateral de seu corpo é coberta por guelras, algo parecido com pelos, que dão a ele a aparência de um tapete mágico, como o do Aladdin, dos desenhos da Disney.

A nova espécie recebeu seu nome científico em homenagem ao piloto do principal do famoso submersível de águas profundas Alvin. Bruce Strickrott, do Woods Hole Oceanographic Institution, foi um dos principais responsáveis por descobrir esse verme aquático.

Continua depois da Publicidade