ARQUEOLOGIA

Nova espécie de primata é descoberta na Alemanha

O novo achado dos cientistas pertence a categoria de animais como Chipanzés, gorilas e outros primatas de grande porte


Cientistas encontraram, no sudeste da Alemanha, amostras de uma nova espécie de primata batizada de Buronius manfredschmi. O local do achado foi em um poço de argila em Hammerschmiede, em uma camada datada do final do período Mioceno. A pesquisa publicada na Revista PluS ONE e estima que o animal tenha vivido há cerca de 11 milhões de anos.

Foto: divulgação

De acordo com as amostras de dentes coletadas os Buronius eram escaladores de árvores habilidosos que comiam uma dieta de alimentos macios, como folhas, e tinham o peso estimado em cerca de 10 quilos, o que faz dele o menor já classificado entre Gorilas, Chimpanzés e outros grandes primatas.

Continua depois da Publicidade

Um detalhe interessante é que em 2015, pesquisadores identificaram no mesmo sítio arqueológico indícios do Danuvius guggenmosi, outra espécie de símio até então desconhecida. Isso faz com que os dois animais tenham compartilhado a região no mesmo período.

Os cientistas acreditam que eles viviam em harmonia pois tinham hábitos diferentes, pois os Danuvius tinham um esqueleto ereto, indicando que eles andavam em duas pernas e viviam principalmente no chão, enquanto seu colega mais recente era, o Buronius, provavelmente, um grande escalador.