Netflix anuncia o fim do DVD.com nos Estados Unidos


MUNDO

O serviço de aluguéis de DVDs não era realizado no Brasil, mas nos ‘states’ já existia há 25 anos

O fim de uma era de entretenimento chega ao fim. O DVD, que para nós hoje é considerado uma tecnologia ultrapassada, para muitos foi uma forma de lazer em família muito utilizado principalmente em meados da década de 90 e nos anos 2000. Muito se deve à Netflix e ao seu serviço de aluguel de DVD´s, chamado DVD.com, que dominou os Estados Unidos logo no início de suas atividades, antes de se tornar uma referência em serviço de streaming.

Continua depois da Publicidade

Esse tipo de serviço não chegou a atender os brasileiros, que não conheceram a Netflix como locadora virtual e sim como a gigante do serviço de streaming já por volta de 2011, mas nos states o serviço já acontecia há 25 anos, conforme a própria empresa informou que seu primeiro DVD alugado foi do filme “Beetlejuice: Os Fantasmas se Divertem”, em 10 de março de 1998, a partir daí, o serviço chegou a ter 16 milhões de inscritos simultâneos no país durante o seu auge.

Ao todo, durante os 25 anos de serviço, foram 5,2 bilhões de discos alugados só nos EUA e estima-se que a empresa tenha faturado US$ 145,7 milhões em receita no último ano só com o aluguel de DVD. O anúncio do encerramento de entrega de DVD pelo correio conforme era feito ao longo de todos esses anos, foi realizado pela Netflix em abril de 2023, mas continuou até o segundo semestre desse ano até se despedir de vez para a empresa focar principalmente no seu carro chefe, que é o serviço de streaming com mais de 232,5 milhões de pagantes no mundo inteiro.