A Nasa lançou um novo satélite revolucionário, a missão PACE (Missão do Ecossistema Plâncton, Aerossol, Nuvem e Oceano), decolou às 1h33 da manhã, 3h33 no horário de Brasília, a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9, da Estação da Força Espacial americana em Cabo Canaveral, na Flórida. O novo satélite revolucionário fornecerá uma visão sem precedentes da vida marinha microscópica da Terra e das minúsculas partículas atmosféricas.
Os cientistas começaram a conceber uma maneira de entender melhor como os processos oceânicos e atmosféricos moldam o planeta há cerca de 20 anos, disse Jeremy Werdell, cientista do projeto PACE. A missão lançará luz sobre aerossóis e nuvens, assim como o fitoplâncton no oceano, servem como indicadores da saúde dos oceanos e do aquecimento global.
Continua depois da Publicidade
Os três instrumentos a bordo do PACE, incluindo dois polarímetros e uma câmera, capturarão um arco-íris de dados em diferentes comprimentos de onda de luz que “nos permite ver coisas que nunca fomos capazes de ver antes”, disse Karen St. Germain, diretora da Divisão de Ciências da Terra da Nasa.
Essa missão revolucionária faz parte dos esforços da NASA para entender melhor nosso planeta e seu futuro, fornecendo dados vitais para a tomada de decisões informadas sobre a proteção do meio ambiente e das gerações futuras. O lançamento bem-sucedido do PACE representa um passo significativo na busca pelo conhecimento do universo microscópico que molda a vida na Terra.