TEMPO LUNAR

NASA estuda desenvolver ‘fuso-horário’ para a Lua a pedido do governo dos EUA

A ideia é melhorar a navegação e serviços relacionados a isso tanto no satélite natural quanto em seu entorno


A Política de Padronização de Tempo Celestial em Apoio à Estratégia Nacional de Ciência e Tecnologia Cislunar, divulgada pelo Escritório de Política de Ciência e Tecnologia da Casa Branca (OSTP, na sigla em inglês) neste mês, direcionou a NASA a desenvolver uma estratégia até o final de 2026 para criar o Tempo Lunar Coordenado (LTC).

Foto: Divulgação

A ideia dessa espécie de fuso-horário lunar é melhorar a navegação e serviços relacionados a isso tanto no satélite natural quanto em seu entorno. Seria um novo padrão de tempo baseado no Tempo Universal Coordenado (UTC) na Terra, mas adaptado para operações na Lua. O UTC está ligado a sistemas baseados na Terra, mas efeitos relativísticos significam que um segundo na Lua não tem o mesmo comprimento que um na Terra.

Continua depois da Publicidade

Embora essa diferença seja imperceptível para a maioria das aplicações, levaria quase 50 anos para acumular um desvio de um segundo, ela é um problema para navegação e aplicações relacionadas, como consciência situacional espacial e operações de proximidade, onde é necessária muita precisão.