ARQUEOLOGIA

Muro subaquático de 11 mil anos é descoberto na Alemanha

A razão para o muro de pedra estar submerso se deve à mudança do nível do mar ocorrida após o derretimento de camadas de gelo depois da última era glacial


Estudos da Universidade de Kiel, na Alemanha, descobriram uma curiosa parede de pedra submersa no Mar Báltico, a cerca de 10 quilômetros a leste da cidade de Rerick e a uma profundidade de 21 metros, em 2021. Um estudo recente aponta que a estrutura pode ter sido utilizada para a caça, no passado.

Foto: Divulgação

Datada de cerca de 11 mil anos atrás a estrutura possivelmente foi utilizada pelos antigos humanos para caçar renas, quando aquele local ainda era terra firme, em vez de solo marinho. O muro é composto por 1.670 pedras e se estende por aproximadamente 975 metros, com um metro de altura e dois metros de largura, e pode ser a maior descoberta do gênero desde o início do Holoceno da Europa.

Continua depois da Publicidade

Segundo os pesquisadores, a razão para o muro de pedra estar submerso se deve à mudança do nível do mar ocorrida após o derretimento de camadas de gelo depois da última era glacial, que inundou a área há cerca de 8.500 anos. Para a descoberta da estrutura, os investigadores utilizaram equipamentos de sonar em barcos e em um veículo subaquático autônomo, além de realizarem mergulhos em diferentes locais da extensão da construção.

Foi a partir dessas investigações que os pesquisadores constataram que a construção foi feita ainda em terra firme, em vez de ser uma característica natural da paisagem. Ainda não é possível estimar a data em que o muro foi construído com precisão, mas estima-se que tenha sido há cerca de 11 mil anos. Lembrando que as renas foram extintas naquela região há 9 mil anos, apenas alguns séculos antes de a área ser inundada.