REPERCUSSÃO INTERNACIONAL

Morte de Zagallo é manchete ao redor do mundo

A lenda do futebol faleceu na última sexta-feira (5), aos 92 anos


2024 começou com a primeira grande baixa no futebol após o falecimento de Mário Jorge Lobo Zagallo, que faleceu nesta ultima sexta-feira (5/01) no Rio de Janeiro. Zagallo tinha 92 anos e era uma referência no esporte não só no Brasil como no mundo inteiro, por isso não é de se estranhar que a imprensa mundial divulgou a triste notícia da sua partida sendo manchete nos principais jornais e sites ao redor do globo.

Continua depois da Publicidade

O jornal português A Bola lembrou que o “Velho Lobo” é “uma das maiores figuras do futebol brasileiro e mundial”. Já o espanhol Marca destacou o tetracampeonato mundial de Zagallo e ilustrou o material com uma foto ao lado de Pelé, salientando que o ex-jogador e técnico foi o único a vencer quatro edições de Copa do Mundo.

BBCMirror e The Sun, da Inglaterra, L’Equipe, da França, e Bild, da Alemanha, dentre outros veículos, também deram espaço para a morte de Zagallo, todos destacando-o como uma lenda do futebol brasileiro. O jornal argentino Clarín também noticiou a morte de Zagallo, “lenda do futebol do Brasil e dono de um recorde único de mundiais”.

Fora a imprensa internacional, entidades, clubes e jogadores também manifestaram nas redes sociais, suas condolências pela morte do craque deixou um legado para quem hoje veste a camisa da Seleção Brasileira que ele ajudou a transformar na mais vitoriosa do futebol mundial.

Continua depois da Publicidade

“Hoje, estamos em luto pela perda de um dos verdadeiros ídolos da história do futebol, um homem de impacto cujo impacto na Copa do Mundo da Fifa foi inigualável. Zagallo ganhou quatro edições da Copa, como jogador e como técnico. Mais do que qualquer outra pessoa.” Comentou o presidente da Fifa, Gianni Infantino, em seu perfil nas redes sociais uma nota de pesar.

Já o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, decretou luto oficial de sete dias por conta da morte do craque da camisa 13. “A CBF e o futebol brasileiro lamentam a morte de uma das suas maiores lendas, Mário Jorge Lobo Zagallo. A CBF presta solidariedade aos seus familiares e fãs neste momento de pesar pela partida deste ídolo do nosso futebol”, disse a nota.

Continua depois da Publicidade

Histórico e Trajetória

Como treinador, Zagallo é o recordista de jogos pela Seleção Brasileira. Foram 157 partidas em três passagens diferentes (1967-1968; 1970-1974; 1994-1998), com 113 vitórias, 33 empates e 11 derrotas.

O Velho Lobo ainda exerceu uma terceira função na CBF. Ele foi coordenador técnico em dois períodos distintos. Entre 1991 e 1994 e 2003 a 2006, quando o Brasil era treinado por Carlos Alberto Parreira.

No cargo, foram 96 jogos com 53 vitórias, 32 empates e 11 derrotas. Ele foi campeão da Copa do Mundo em 1994, da Copa América em 2004 e da Copa das Confederações em 2005.