PESAR

Morre James Earl Jones, o ator que deu voz ao Darth Vader

O ator também dublou o rei Mufasa na animação “O Rei Leão” da Disney


O mundo do entretenimento está de luto com a morte do ator e dublador James Earl Jones, famoso por suas vozes icônicas como Darth Vader em “Star Wars” e Mufasa em “O Rei Leão”, faleceu em sua casa, em Nova York, nesta segunda-feira (09/09) aos 93 anos.

Foto: Divulgação

James Earl Jones teve uma carreira notável que se estendeu por aproximadamente 60 anos, conquistando uma posição de destaque não só como dublador, mas também como ator de cinema e teatro. Além de seus papéis mais conhecidos, ele emprestou sua voz para o reconhecível slogan da CNN, “This is CNN”.

Continua depois da Publicidade

Dono de uma das vozes mais emblemáticas de Hollywood, James Earl Jones teve que lidar muito cedo com uma gagueira severa, que o motivou a parar de falar. Ele ficou em silêncio na maior parte do tempo por cerca de dez anos até um professor do ensino médio o ajudar a superar a gagueira, recitando um poema em sala de aula. Assim, ele começou a controlar o problema na fala e se interessou na carreira de ator.

Ele iniciou no teatro e seu primeiro grande papel foi na peça The Great White Hope (A Grande Esperança Branca, em tradução livre), interpretando um personagem baseado no boxeador negro, campeão dos pesos pesados, Jack Johnson. A peça examinava o racismo pela lente do mundo do boxe e a performance de Earl Jones foi muito celebrada pela crítica na época.

Além dos papéis em O Rei Leão e Star Wars, franquia iniciada em 1977 e que rende novos filmes até os dias atuais, ele também é conhecido no Brasil pelo papel do Rei Jaffe em Um Príncipe em Nova Iorque. No filme de 1988, ele interpreta o pai de Akeem, personagem de Eddie Murphy. Ele também atuou em filmes como Conan, O Bárbaro (1982); O Campo dos Sonhos (1989) e Caçada ao Outubro Vermelho (1990).

Continua depois da Publicidade

Com quase 200 trabalhos na televisão, seus últimos papéis foram exatamente em sequências de franquias que marcaram sua carreira. Ele voltou a dar a voz a Mufasa em 2019, em uma versão mais realista de O Rei Leão. Em 2021, voltou a interpretar o Rei Jaffe em Um Príncipe em Nova Iorque 2 e emprestou sua voz a Darth Vader uma última vez na minissérie Obi-Wan Kenobi, derivada da franquia de filmes Star Wars.