PESAR

Morre aos 65 anos Val Kilmer, astro de Top Gun e Batman Eternamente

De acordo com informações divulgadas pela família, a morte foi causada por uma pneumonia


O ator Val Kilmer morreu aos 65 anos, em Los Angeles, na Califórnia, vítima de uma pneumonia, conforme confirmado por sua filha, Mercedes Kilmer, ao jornal New York Times. Em 2014, Kilmer, conhecido por papéis icônicos em filmes como Top Gun (1986) e Batman Eternamente (1995), foi diagnosticado com câncer de garganta, mas se recuperou posteriormente.

Foto: Divulgação

Nascido em Los Angeles, em 31 de dezembro de 1959, Kilmer teve uma infância marcada por tragédias pessoais, como a morte de seu irmão em um afogamento em 1977 e o divórcio dos pais quando ainda era criança. Ele se destacou no cinema nos anos 1980 e 1990, se consolidando como um dos grandes atores de Hollywood.

Continua depois da Publicidade

Além da carreira, sua vida pessoal também chamou atenção. Ele foi casado com a atriz Joanne Whalley, com quem teve dois filhos, Mercedes e Jack. O relacionamento começou nos bastidores do filme Willow (1988), mas terminou em divórcio alguns anos depois. Apesar da separação, Kilmer manteve uma relação próxima com os filhos.

Carreira e doença

Após trabalhos no teatro e na televisão, seu filme de estreia foi a comédia Top Secret! Superconfidencial (1984). Dois anos depois, interpretou Iceman, o rival de Tom Cruise no sucesso de bilheteria Top Gun – Ases Indomáveis (1986). Numa rápida aparição, Kilmer reprisou seu papel como Iceman em Top Gun: Maverick (2022), sua última atuação no cinema.

Continua depois da Publicidade

Entre os protagonistas mais marcantes interpretados por Val Kilmer estão o super-herói Batman, em Batman Eternamente (1994) e o roqueiro Jim Morrison, em The Doors (1991). Na década de 1990, os filmes estrelados por Kilmer arrecadaram mais de US$ 3,7 bilhões em todo o mundo. Na época, foi um dos atores mais bem pagos de Hollywood.

Em 2017, Kilmer teve um câncer na garganta e passou por um intenso tratamento. Após quimioterapia e traqueotomias, sua voz ficou prejudicada, ao ponto de precisar do uso de Inteligência Artificial para ajustar sua fala em sua última perfomance, mesmo após a cura da doença.

Continua depois da Publicidade