Arqueólogos do Museu Arqueológico Nacional da Espanha descobriram que um bracelete e um objeto hemisférico oco de 3 mil anos, que compõem o Tesouro de Villena, encontrado em Alicante, na Espanha, são feitos com ferro de meteoritos. A pesquisa foi publicada no jornal Trabajos de Prehistoria.
Através de um estudo do Tesouro de Villena, que possui 59 objetos folheados a ouro —, pesquisadores encontraram dois itens contendo ferro meteórico; que nada mais é do que o metal encontrado em meteoritos que caíram na Terra há 1 milhão de anos
Continua depois da Publicidade
Sabe-se que 90% dos artefatos foram feitos com ouro 23,5 quilates; o que inclui 11 taças, três garrafas e 28 pulseiras. Os itens foram encontrados em dezembro de 1963 pelo arqueólogo José Maria Soler — que junto de sua equipe escavava o leito seco de um rio chamado ‘Rambla del Panadero’, que fica a cerca de 11 quilômetros de Villena.
Embora pareça inusitado, a prática de usar meteoritos caídos para moldar objetos já é algo comum há milhares de anos. Na tumba de Tutancâmon, por exemplo, foi encontrado um punhal desta natureza.
Continua depois da Publicidade