ARQUEOLOGIA

Mais de 4,7 mil objetos da 2ª Guerra Mundial são encontrados por soldados na Polônia

A equipe de soltados trabalhou sob supervisão arqueológica de 2016 até março deste ano


Mais de 4.700 objetos perigosos da 2ª Guerra Mundial foram encontrados por membros do 43º Batalhão de Solapadores Navais (soldados especializados em construções),  na península Westerplatte em Gdańsk, localizada na boca do rio Dead Vistula na costa do Mar Báltico, o lugar foi o cenário da Batalha de Westerplatte, em 1939, na qual a Alemanha tentou invadir a Polônia.

Foto: Divulgação

A equipe de soltados trabalhou sob supervisão arqueológica, de 2016  até março deste ano e, desde então, também identificou 3.800 artefatos históricos do século 18 do pós-guerra, como balas de canhão, cartuchos de mosquete, bem como moedas, pratos, telhas, restos de uniformes e armas, partes da infraestrutura ferroviárias, selos de chumbo.

Continua depois da Publicidade

Foto: Divulgação

De acordo com Filip Kuczma, chefe do Departamento Arqueológico do Museu da Segunda Guerra em Gdańsk, foram encontradas três aeronaves bomba, com uma delas localizada a 30cm abaixo da superfície do solo e pesando 500kg. Identificaram ainda cerca de 200 projéteis de artilharia, granadas, fusíveis e elementos de munição para armas pequenas.