MUNDO

Localização de avião desaparecido há 10 anos é descoberta por cientista

A aeronave desapareceu em março de 2014, quando partiu de Kuala Lumpur, capital da Malásia, com 239 pessoas, rumo a Pequim, na China


Vincent Lyne, um cientista australiano afirma ter encontrado a localização do avião desaparecido da Malaysia Airlines, que sumiu em 2014, com 239 pessoas a bordo. Descrevendo o lugar como o ‘esconderijo perfeito’, o pesquisador alega que o ponto teria sido escolhido pelo piloto da aeronave propositalmente, descartando a possibilidade de acidente por falta de combustível.

Foto: Divulgação

De acordo com Vincent Lyne, que trabalha no Instituto de Estudos Marinhos e Antárticos da Universidade da Tasmânia, o avião caiu deliberadamente. Ele disse que os danos nas asas, flaps e flaperons do avião sugerem que estava envolvido em um “pouso controlado” semelhante ao do Capitão Chesley “Sully” Sullenberger no Rio Hudson, em 2009.

Continua depois da Publicidade

Ele declarou que, após mais de dois anos de estudos sobre o caso, chegou à conclusão de que o avião está em uma vala de 6 mil metros de profundidade, na extremidade leste da plataforma oceânica Broken Ridge, localizada no Oceano Índico.

Sobre o avião

O voo MH370 desapareceu em março de 2014, quando o avião partiu de Kuala Lumpur, capital da Malásia, rumo a Pequim, na China. A aeronave transportava 239 pessoas, sendo 227 passageiros e 12 tripulantes. Sem novas pistas, a procura foi encerrada em 2017. Desde então, o paradeiro do avião segue desconhecido.

Continua depois da Publicidade