FENÔMENO NA INTERNET
A nova tendência do momento está gerando muito dinheiro para alguns criadores de conteúdo
Nos últimos dias, um dos assuntos mais comentados nas redes sociais tem sido as tais “Lives de NPC”, uma nova tendência na internet que se tornaram uma febre no TikTok e que estão gerando muito dinheiro para alguns criadores de conteúdo.
Continua depois da Publicidade
Non Playable Character, ou simplesmente “NPC” como ficou mais conhecido, é um termo que vem dos games e significa Personagem Não Jogável (em tradução livre para o português), ou seja, são aqueles jogadores que estão no game, interagem com o jogador, mas não podem ser controlados, como se fossem os figurantes de uma novela ou filme.
E foi dessa forma que surgiram as Lives NPC, onde durante uma transmissão ao vivo, alguém imita algum personagem, copiando suas falas e movimentos ao longo de toda a transmissão, fazendo um ciclo de ações repetitivas até que alguém que está assistindo envie um “presente”, que o usuário agradece seja como uma fala ou um gesto.
Apesar de parecer ridículo e sem noção, esse novo fenômeno tem movimentado a internet e aquecido as redes sociais, seja com comentários contra e a favor, até porque em alguns casos, essas lives tem gerado muito dinheiro aos criadores de conteúdo, graças ao número de pessoas alcançadas, bem como os presentes e recompensas que os espectadores enviam, com valores que começam a partir de R$ 0,45.
Continua depois da Publicidade
Apesar de alguns usuários já terem faturado até R$ 50 mil, ainda é cedo para dizer se a nova moda veio para ficar, pois alguns criadores já estão recebendo um comunicado do TikTok alertando para conteúdo “repetitivo, não autêntico e degradante para induzir os espectadores a enviarem Presentes”.
Continua depois da Publicidade
Os alertas do TikTok, porém, não indicam que as transmissões serão interrompidas ou excluídas. Até agora, as lives permanecerão acessíveis aos espectadores e seguidores dos criadores de NPCs, assim como os vídeos, que continuarão a gerar receita por meio das doações dos usuários.
Fotos: Divulgação