CORRIDA ESPACIAL
O feito inédito fez da Índia o primeiro país a explorar o polo sul do satélite natural
O módulo lunar da Índia, Chandrayaan-3, fez um pousou histórico em uma região quase inexplorada próxima ao polo sul da Lua na manhã desta quarta-feira (23/08). A descida começou por volta das 9h15 (hora de Brasília) e foi concluída pouco depois das 9h30, de acordo com a Organização de Pesquisa Espacial Indiana (ISRO).
Continua depois da Publicidade
A missão espacial não-tripulada foi lançada no dia 14 de julho, e entrou na órbita lunar em 5 de agosto e com previsão de chegada no dia 23. Durante a aterrissagem, o pouso foi completamente programado e automático, ou seja, a Chandrayaan-3 não estava sendo operada remotamente.
O feito indiano repete o feito da China, único país a atingir a superfície do satélite terrestre neste século, consolidando-se ainda mais como um ator de peso na nova corrida espacial. Com isso, a Índia se torna o quarto país a pousar na Lua, depois da Rússia, Estados Unidos e dos Chineses e o primeiro país a explorar o lado escuro do satélite.

Os cientistas indianos também enviaram o rover Pragyan para para estudar a superfície lunar, contudo, a tarefa principal da missão era mostrar que a Índia é capaz de pousar no satélite, e eles conseguiram muito bem e sem nenhum imprevisto realizaram um feito histórico e de grande motivo de alegria e comemoração pela equipe envolvida no projeto.