ACORDO FIRMADO

Hamas e Israel começam a libertação dos primeiros reféns e prisioneiros nesta sexta (24)

No 1º dia de cessar-fogo entre Israel e Hamas, está previsto também a libertação de caminhões com ajuda humanitária


Segundo o governo israelense, o Hamas libertou nesta sexta-feira (24) 13 reféns israelenses que estavam presos na Faixa de Gaza desde o início da guerra no dia 7 de outubro, quando foram capturados pelo grupo terrorista. A ação dos terroristas, faz parte do acordo entre Israel e Hamas de uma trégua de quatro dias, consolidado na última terça-feira (21).

Foto: Divulgação – X (antigo Twitter)

Informações divulgadas pelo jornal Times of Israel, o governo de Israel divulgou que os reféns libertados estão sendo escoltados por um grupo da Cruz Vermelha em direção ao sul de Gaza, até a passagem de Rafah, onde os mesmos deverão partir de volta a Israel. A notícia da liberação dos reféns também foi confirmada pelo canal Al-Aqsa, ligados ao Hamas.

Continua depois da Publicidade

E na tarde desta sexta (24), o porta-voz do ministério das Relações Exteriores do Catar, informou através de sua rede social, que o governo de Israel compensou o ato do Hamas com a libertação de 39 prisioneiras palestinas, na cidade do Cairo, Egito.

O acordo firmado entre Israel e Hamas, foi intermediado pelo Qatar, EUA e Egito. Conforme o contrato, foi estipulado um cessar-fogo de quatro dias e a libertação de pelo menos 50 dos mais de 240 reféns mantidos pelo grupo terrorista. O ajuste firmado entre as partes envolvidas na guerra, trouxe também o envio de 300 caminhões com ajuda humanitária e 4 veículos transportando combustível por dia para o local do conflito (Gaza).

Foto: Divulgação – X (antigo Twitter)

Informações divulgadas pelo governo de Israel, indicam que pelo menos 240 pessoas estejam em poder do grupo terrorista desde o 7 de outubro, a maioria dos reféns são de nacionalidade israelense.

Continua depois da Publicidade